COMO O MARKETING CONTRIBUIU PARA QUE BARBIE SE TORNASSE UMA FEBRE MUNDIAL?
O filme da Barbie teve a segunda maior bilheteria em dia de estreia no Brasil. A arrecadação foi de cerca de R$ 22,7 milhões e reunindo 1,2 milhão de espectadores nas salas de cinema. Essa foi a maior bilheteria de estreia desde 2019, ficando atrás apenas de Vingadores Ultimato.
O live-action também teve a maior pré-venda de ingressos na história da Warner no Brasil. O sucesso do filme se deve em parte à estratégia de marketing com uma forte campanha que envolveu várias ações desde abril de 2023. As projeções da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) mostram que o setor de cinemas está se recuperando gradualmente. A tendência é se aproximar dos resultados pré-pandemia com o aumento da oferta de filmes.
O elenco inclui atores famosos como Margot Robbie, Ryan Gosling, Helen Mirren, Issa Rae e Ncuti Gatwa. A trilha sonora foi produzida por Mark Ronson e conta com participações de Dua Lipa, Tame Impala, Nicki Minaj e Ice Spice, que fizeram uma nova versão da música Barbie Girl.
COM O MARKETING, BARBIE SE TORNOU UMA FEBRE
A campanha de marketing em torno do filme foi massiva, incluindo outdoors cor-de-rosa em diversas cidades, uma Casa dos Sonhos da Barbie em Malibu no Airbnb e experiências interativas em shoppings e locais emblemáticos.
Sobretudo, a estratégia de marketing visa não apenas promover o filme, mas também a marca Barbie em si, o que tem um impacto forte em ações futuras e consolidação da marca.
O diretor Christopher Nolan lançou o filme Oppenheimer no mesmo dia, adotando uma abordagem mais tradicional de divulgação. Moshe Isaacian, consultor sênior de marca, destaca a seletividade da Mattel nos acordos de licenciamento, visando vender o estilo de vida da Barbie.
O filme de Barbie é dirigido por Greta Gerwig e parece apelar para um público amplo, incluindo além das crianças para as quais as bonecas são comercializadas. A expectativa para o fim de semana de estreia é grande, com a certeza de que muitos fãs assistirão para formar suas próprias opiniões e torná-lo um tópico de discussão na cultura pop.
MARCAS SEGUIRAM A ONDA BARBIE
A tendência, inspirada na icônica boneca, está sendo adotada por marcas em diversos setores. O filme da Barbie aumentou o interesse dos fãs pela franquia, e o Brasil é um dos principais mercados de produtos licenciados. Marcas como Mercado Livre, The Good Cop Donuts e The B-Burgers lançaram produtos e ações temáticas para acompanhar o lançamento do filme.
As iniciativas incluem looks inspirados nos visuais da Barbie, donuts com sabores exclusivos e hambúrguer gourmet com maionese rosa. A Barbie se tornou uma inspiração para diversas marcas e consumidores em todo o mundo, impulsionando uma onda de lançamentos cor-de-rosa e com o estilo característico da boneca.



Quer entender mais sobre este universo? Acesse nossa página de dicas e fique por dentro:. https://dicionariodemarketing.com.br/dicas/