MARKETING VIRAL: O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA
O marketing viral é uma estratégia que visa aumentar a exposição da marca através da viralização de conteúdos produzidos, contando com a participação ativa do público. É uma forma de explorar a conexão entre as pessoas e incentivar a disseminação natural da marca.
A estratégia requer baixo investimento financeiro, mas pode gerar alto retorno se bem planejada e executada. A ideia é criar conteúdo que provoque emoção e engajamento no público, levando-os a compartilhar e propagar a mensagem da marca.
É importante conhecer bem o público-alvo para produzir conteúdo de valor e interesse, que estimule o compartilhamento e a propagação da mensagem. O marketing viral pode trazer benefícios como a geração de tráfego, a captação de leads, usuários e clientes, além de ser uma ferramenta de atração e conversão para o público interagir com a marca de forma ampla.
CONFIRA 5 EXEMPLOS DE MARKETING VIRAL:
- Desafio do Balde de Gelo (Ice Bucket Challenge) – em 2014, pessoas de todo o mundo compartilharam vídeos de si mesmas jogando um balde de gelo na cabeça para arrecadar fundos para a luta contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA).
- Old Spice – a marca de produtos de higiene pessoal criou uma campanha publicitária com uma série de vídeos virais apresentando o “Homem de Old Spice”, que respondeu em tempo real às perguntas dos fãs no Twitter e no YouTube.
- Gangnam Style – o videoclipe da música “Gangnam Style” do cantor sul-coreano Psy tornou-se viral em 2012, tornando-se o primeiro vídeo do YouTube a atingir 1 bilhão de visualizações.
- Dove “Real Beauty Sketches” – a marca de produtos de beleza criou um vídeo emocional que retratava a diferença entre a forma como as mulheres se vêem e como os outros as veem. O vídeo foi compartilhado amplamente nas redes sociais.
- #ShareACoke – a campanha da Coca-Cola em que a marca imprimiu nomes populares nas garrafas de refrigerante, incentivando as pessoas a compartilhar uma Coca-Cola com amigos e familiares. A campanha foi amplamente divulgada nas redes sociais, gerando grande engajamento dos consumidores.
COMO FAZER UMA CAMPANHA NESSE CONCEITO:
Para garantir uma campanha de sucesso em marketing digital, é essencial entender como funciona a estrutura básica de uma estratégia de marketing digital. Essa estrutura inclui uma peça viral que define a essência da estratégia por meio de formatos adequados aos objetivos da marca, como blogposts, vídeos, imagens, games, aplicativos ou sites. Também é necessário escolher uma rede de distribuição que permita aos leads, consumidores e clientes agir com facilidade e compartilhar o conteúdo de forma simples. A semeadura, ou seja, os canais utilizados para veicular a campanha e distribuir os conteúdos gerados, deve ser escolhida de forma a maximizar o alcance do público. Por fim, é importante manter a peça viral ativa e atualizada na memória do público para garantir continuidade ao compartilhamento e evitar que a viralização se perca antes do tempo.
Veja a estrutura de uma campanha no infográfico abaixo:

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